Será que eu devo adiar a aposentadoria?

A parcela da terceira idade que decide adiar a aposentadoria e continuar trabalhando aumenta a cada ano. Mas o que você deve considerar ao tomar essa decisão?

A aposentadoria é, sem dúvidas, um momento sonhado por grande parte dos brasileiros. Contudo, um estudo do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mostrou que a parcela de pessoas da terceira idade que decidem por adiar a aposentadoria vem aumentando.

O instituto analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, desenvolvida pelo IBGE, e os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Segundo o estudo, a população de pessoas com mais de 60 anos ativa no mercado de trabalho aumentou 8% somente no primeiro trimestre de 2018.

Mas por que isso vem ocorrendo? Mais importante: o que você deve levar em consideração caso pense em tomar a mesma decisão e adiar a aposentadoria? Continue lendo e veja como garantir o melhor para sua terceira idade!

Por que a terceira idade está mais ativa?

O estudo descobriu que o aumento da população ativa entre as pessoas da terceira idade não está acontecendo porque mais aposentados estão saindo da inatividade e voltando a trabalhar, mas sim porque mais pessoas estão deixando a aposentadoria para depois.

Uma das razões pelas quais isso pode estar ocorrendo é que 63% da população na terceira idade ainda é responsável pelo sustento do lar.

Além disso, como antigamente o mercado de trabalho não era tão exigente quanto ao grau de educação, a falta de estudo acaba refletindo na aposentadoria da maioria dessas pessoas, que, caso se aposentem, receberão uma renda reduzida.

Ainda deve-se considerar o aumento na expectativa de vida do brasileiro. Atualmente, mulheres possuem uma expectativa de vida de 72 anos e os homens de 79 anos — isso fez com que o comportamento mudasse.

Grande parte das pessoas que alcançam a terceira idade agora quer se manter ativa e continuar produzindo. E essa pode, sim, ser uma ótima ideia, mas o que você deve considerar para tomar uma decisão, ao mesmo tempo que garante um futuro financeiro tranquilo?

O que devo considerar para tomar minha decisão?

Claro que adiar a aposentadoria é uma decisão que deve ser tomada com cuidado. Além de considerar a vontade de permanecer na ativa, para assegurar que seu bolso não sofra nessa hora e que, no futuro, você tenha o tão merecido descanso, é preciso pensar em alguns pontos:

1. Já completou o tempo de contribuição?

O tempo de contribuição para se aposentar pelo INSS é de 35 anos para homens e 30 para mulheres. Para quem já completou esse período, se aposentar agora pode ser a melhor saída, especialmente considerando as possíveis mudanças que a reforma da previdência pode trazer.

2. Está desempregado?

A situação financeira de quem está desempregado pode ser delicada. Nesse caso, entrar com a aposentadoria pode ser a melhor saída para garantir uma renda enquanto pensa nos próximos passos e ainda conseguir liberar o saldo do FGTS.

3. Já alcançou o fator maior que 1?

Quem alcançou o fator maior que 1 já conseguirá garantir uma aposentadoria maior. O fator é calculado somando sua idade atual ao seu tempo de contribuição — quando for maior que 100, você terá direito a um bônus no cálculo da aposentadoria.

4. Você sempre recebeu o salário-mínimo?

Quem sempre recebeu o salário-mínimo não conseguirá uma grande diferença no valor recebido, visto que a aposentadoria é calculada com base na média salarial que você teve ao longo da vida. 

5. Quando você começou a contribuir?

Quem demorou a contribuir com a previdência pode ter dificuldades em conseguir se aposentar agora.

Neste caso, a melhor opção pode ser investir em um fundo de pensão. Seja qual for sua escolha, é importante se planejar financeiramente!

E você, o que está pensando sobre sua aposentadoria? Comente abaixo e compartilhe suas opiniões conosco e com nossos demais leitores!

 

 

 

Tags: aposentado aposentadoria previdência previdência complementar Previdência Social

Veja mais